5 Dicas sobre Iluminação em Eventos Corporativos
O planejamento da iluminação nos ambientes internos tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos decorativos. Isso acontece porque a luz, tanto natural quanto artificial, é um elemento determinante na geração de efeitos sensitivos diversos. Combinando diferentes cores e intensidades, é possível ter resultados interessantes ou até mesmo ruins, tudo depende de quem projeta e quais são os recursos utilizados. Confira agora 5 dicas sobre como trabalhar a iluminação em eventos corporativos:
Verifique o espaço e a energia disponível
Um bom projeto lumínico deve levar em conta aspectos que vão muito além do tipo de lâmpada, das tonalidades e da intensidade da luz. Ao ser contratado, o profissional responsável pelo projeto precisa analisar o espaço disponível para a realização do evento, identificando nele uma área suficiente para abrigar os principais equipamentos de iluminação. Além disso, é fundamental verificar se há energia suficiente para dar conta de todos os aparelhos, a fim de evitar problemas na rede elétrica local.
Adeque os efeitos com o estilo do evento
A iluminação deve ser trabalhada de maneira diferente em cada tipo e estilo de evento. Do contrário, os ambientes sempre terão a mesma cara. Sem falar que, nessa situação, o projeto lumínico seria totalmente dispensável, correto? Para garantir um espaço legal e agradável para os convidados, certifique-se de que conhece bem o estilo do evento para depois começar os trabalhos de iluminação. Esse cuidado inicial, com certeza, fará toda a diferença no resultado, deixando as pessoas satisfeitas no local.
Planeje a localização das luzes
Depois de entendido o estilo do evento e qual a dinâmica que se pretende ter no espaço, você pode planejar cada efeito de luz. Lembre-se de que elementos decorativos importantes como quadros, flores e móveis bonitos merecem destaque. Mas tome muito cuidado com materiais e superfícies que reflitam a luz com muita intensidade: isso pode deixar o espaço confuso e irritar os convidados presentes.
Integre a luz com o som do ambiente
Como a maioria dos eventos corporativos conta com som ambiente, é importante que o profissional responsável pela iluminação saiba com antecedência que tipo de música tocará no dia. Não se esqueça que um projeto lumínico em sintonia com a sonorização contribui para a concepção de espaços agradáveis e convidativos.
Se for uma comemoração mais festiva e agitada, conte com luzes de tonalidades mais coloridas. Se o evento for mais formal e contar com um som mais calmo, opte por uma iluminação indireta. Isso não comprometerá o clima suave da festa.
Utilize equipamentos de qualidade
Para fazer o projeto cenográfico de qualquer evento, o profissional deve contar com equipamentos de iluminação de qualidade nas suas mais variadas formas e modelos. Para isso, esteja sempre alerta ao que há de novo no mercado e avalie a credibilidade dos fornecedores. Para garantir que nada dê errado no meio da comemoração, esteja sempre munido de equipamentos extras. Afinal, uma lâmpada não escolhe momento para queimar.

Tags: